sábado, fevereiro 23, 2008

Uma questão de consciência

Vim mesmo há pouco do cinema. Fui ver "Michael Clayton". Apesar de não o considerar uma obra-prima do cinema, são 120 minutos de boa realização, bom argumento, e especialmente de uma brilhante - a mais brilhante - interpretação, por George Clooney. Desconfio que o Óscar para o melhor actor se avizinha para Daniel Day lewis ou Tommy lee Jones, de qualquer modo não seria desadequado numa prateleira de Clooney. O filme é directo, é crú, e não se estende por romances acontecidos à pressa, recheados de cenas de sexo com uma qualquer barbie hollywoodesca. Não mostra o herói como herói; às vezes parece que o protagonista além de Aquiles, tem de ser o Super-Homem, e ainda tem de dizer uma graçola na altura certa. Não disseca os dramas familiares de Clayton como se para a história interessassem. Se o tema é corrupção, se é mentira, se é consciência, é isso que vamos ter e ver.
Resta-me dizer que Tilda Swinton foi extraordinariamente bem escolhida para o papel, e que a actriz aparece muito mais assustadora e sinistra do que n' "As crónicas de Nárnia". :)
Não resisto a dizer só mais uma coisinha. Vá, vocês já estavam à espera, se não dissesse nem parecia eu. Ignorem o cliché. O George Clooney, provavelmente por ser geneticamente perfeito, fica tão bem no ecrã gigante... E que bem que fica a fotografia dele no meu blog.

12 comentários:

Jaime disse...

Boa ideia. Fiquei sugestionado... para ir ver o filme, claro! Hei-de ir ... algures. [Quanto ao Clooney, enfim, acho-o demasiado parecido com o Sócrates :-)]

Maria del Sol disse...

Já estou em pulgas para ir ver... não é justo os filmes bons virem todos ao mesmo tempo, coitada da minha carteira :S

E a foto fica bem em qualquer sítio. George Clooney... who else? ;)

Maria del Sol disse...

Já estou em pulgas para ir ver... não é justo os filmes bons virem todos ao mesmo tempo, coitada da minha carteira :S

E a foto fica bem em qualquer sítio. George Clooney... who else? ;)

Maria del Sol disse...

(oops, desculpa a duplicação dos comentários... maldito computador!)

Anónimo disse...

adivinha:
eu casava com ele =P

tb tenho curiosidade em ir ver, esse e mais uns 4 que agora estão em exibição... =/

Ema disse...

Jaime, não digas isso. :)

Maria, o teu who else foi muito bem usado. Como é que eu não me lembrei disso? É que, de facto, é isso. Para mim, the sexiest man alive.

Curse, o problema é mesmo esse. Falta-me dinheiro e tempo para ir ver tudo. Há sempre os que têm de ficar para o clube de vídeo, e para a tv.
Claro que te casavas com ele. Quem é que não casava? :)

O filme valia a pena nem que fosse só por causa de o ver, o tempo todo, de fato e sobretudo...

Francisco disse...

eu vi ontem o do tommy lee jones e ele tem uma grande interpretação. ainda estou para ver o do Day Lewis.

este ainda não está na minha lista de priopridades imediatas.

Inspirado disse...

filmes sem sexo com uma qq barbie hollyodesca n têm piada... abaixo esses filmes... ;-o

Menphis disse...

Estou muito curioso para ver " O meu país não é para velhos" e também " Juno", mas já li boas criticas deste.

pegueitrinquei disse...

Não quero ver nenhum dos filmes deste ano. Nada. Zerinho. Quero filmes mais... coiso! Tipo, tás a perceber? Chega deste tipo de filmes! Buuuuuuuuuuuuuah ;(

Ema disse...

este tipo de filmes?

:) não sei qual é o tipo, mas...

pegueitrinquei disse...

Pah nem eu... nem sei porque é que tou aqui outra vez a responder-te Ema, não faz sentido para mim abrir caixas de comentários antes abertas...

Fuck, às vezes os dias são tão parvos.