sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Há um ano...

...em Praga. Há um ano atravessava agora eu, e as minhas companheiras (reisen mädchen) :) muito provavelmente, a fronteira alemã, para entrar na República Checa. Com algumas peripécias pelo caminho, que ficarão para uma próxima opurtunidade na vida ainda longa que pretendo dar ao meu blog, de madrugada chegámos ao destino. Praga parecia-me, para ser sincera, um sítio estranhíssimo. Eram 5h ou 6h da manhã, estava muito escuro, e nós perdemo-nos até ao hostel. Com estas condições não ganhou, de modo nenhum, um prémio no pódio de "Melhores Primeiras Impressões". Estava cansada, tinha fome, lembro-me dos meus olhos transparentes...
Já mais recomposta, a dar o passeio inicial, e ainda virgem pela cidade, pensava que era bonito, sem dúvida. Não percebia bem o alarido à volta da capital Checa, mas gostos são mesmo assim, não se discutem. Ao chegar perto do rio, se não me engano ao pé da Ópera, não muito longe da Charles' Bridge, senti-me finalmente iluminada. Fiquei sem fôlego, com aquela sensação de transcendência e impotência que remontam ao tão badalado sublime, e que nos deixam um pouco tontos por não controlarmos o que idealizamos. A ponte é magnífica, a outra metade da cidade é grandiosa. Pelo meio de torres religiosas várias, telhados e montes, espreitam as torres protagonistas do último capítulo d' "O Processo", as da Catedral, as de Kafka.
Aí, conquistou-me. Podia ter ido embora nesse preciso momento, e partir fã, apaixonada por ela, de qualquer maneira. Qualquer sítio, qualquer paisagem tem o seu brilho, mas Praga é quase o ideal estético em forma de cidade. Não nego que as haja mais bonitas; eu conheço aliás uma, que não revelo abertamente, para não ser conotada com excesso de patriotismo.
Praga pediu-me Bilhete de Identidade, Número de Contribuinte, da ADSE, Cartão da Faculdade, de modo a não mais a largar. A ter-me sempre por perto. E eu estou por perto: trago-a nas minhas melhores recordações.

13 comentários:

Maria del Sol disse...

Oh Ema, isto que tu fizeste não se faz! Uma pessoa aqui tentar controlar-se, em pleno sedentarismo forçado, e vens tu abrir a ferida das saudades de viajar! Também foi exactamente nesta altura do ano passado que eu andava com as minhas compinchas de Erasmus pelos canais de Veneza, e quando leio o que escreveste bate uma saudade... além de que é impossível não ficar intrigada com a aura que dizes que paira sobre a cidade de Praga ;)

Loot disse...

Praga também foi uma cidade que ficou no coração é lindíssima.
Abraçaste a estátua de Kafka? A polícia teve que me tirar de lá à força ;)

Jaime disse...

Dobrý den!
Também faço parte desse clube. Aquela cidade transpira arte por todos os poros.

Francisco disse...

é praga é lindíssimo, quero muito lá voltar.

Anónimo disse...

quero tanto tanto ir :)

pegueitrinquei disse...

Algures o quê, amor?

Francisco disse...

olha, se quiseres sacar o 3º episódio do dexter vê esse link. A qualidade não é espectacular mas é bastante boa. E vem com legendas em português do brasil (que às vezes é um bocado chato) já incorporadas.

http://blogseriesbr.blogspot.com/2007/10/dexter.html

se preferires divx (mais qualidade) e sem legendas, diz que também se arranja.

Sorrisos em Alta disse...

Infelizmente ainda não conheço. Mas é um sítio onde faço questão de ir

verdades_e_poesia disse...

Em breve visitarei esta cidade, que já há tanto tempo quero conhecer. ;)

Ji disse...

Sabes de uma coisa? ainda no fds passado a pintas me esteve a contar a vossa aventura a Praga!!! Rir, claro!

Beijo na bochecha!

ninguém disse...

quando andei por lá a cidade estava toda inundada mas graças ao meu amigo ales knitl foi uma experiência inesquecível apesar da muita muita cerveja envolvida...

Parrovski disse...

Eu vou para lá dia 22. Ainda me abriste mais o apetite.

Anónimo disse...

Aprendi muito