sábado, março 22, 2008

As mulheres e os sapatos

É verdade, nós temos um fraquinho por sapatos. Por acessórios em geral, mas na maioria dos casos por sapatos. É como os Homens com carros, com máquinas em geral. Bem sei que deve haver os que as abominam, como as que odeiam ter que ir a uma sapataria. Como em tudo, há que saber relativizar. Mas que para a maioria de nós uma montra recheada de sapatos é uma merecida paragem, é.


Ouvi esta história contada pela minha Mãe mil vezes, e mais mil vezes ouvirei porque nunca me canso de a ouvir relatar em episódios esporádicos a minha infância. Penso que teria 3 anos, mais ou menos. A minha Mãe queria uns sapatos. Para os poder escolher em descanso levou com ela, além de mim, a minha Tia, para ela tomar conta da pequena. Eu não era nada endiabrada, tenho a dizer, mas uma criança é uma criança... O desfecho não é nada de transcendente, aviso, e aproxima-se. Só quero partilhá-lo para confirmar o que acabei de escrever no primeiro parágrafo - a paixão por sapatos. A minha Tia, cuja tarefa era simplesmente olhar por mim, deve ter-se apaixonado por uns quaisquer saltos de agulha ou cunha, (não sei o que se usava na Primavera/Verão de 1988). Entretanto, eu, ao ver-me sozinha no meio de tantos saltos e fivelas que na altura ainda não faziam as minhas delícias, resolvi sair, e atravessar a estrada bastante movimentada, na passadeira. A proeza, que só aqui está para comprovar uma teoria, deve ter-me valido uma ou duas pamadas no rabo, muito provavelmente.


Sem querer insistir muito nisto, acho que é fácil adivinhar, mesmo para quem não percebe, o fascínio que preenche uma mulher, quando rodeada de sapatos, onde imagina os seus lindos pezinhos. Será sempre um cliché para quem vê de fora, um prazer para quem vê de dentro. E não faz mal nenhum.


Gostava ainda de mostrar o meu desagrado por certas coisas que ultimamente tenho lido e ouvido. "-Ah, os leitores da Vogue e da Elle não nos interessam muito...", "(...)futilidades(...)". Não percebo de que modo é que certas mentes não entendem que a Moda é tão fútil como a Música, o Cinema ou o Desporto. Tudo é show-off, tudo é para mostrar, tudo é teatro. Talvez os leitores da Maria ou da TV7 dias não sejam o público-alvo para nada que se prenda com qualquer actividade intelectual, é quase certo. Mas não tomemos as mentes dos leitores das grandes revistas de Moda como vazias, só porque sabem o que é um corte Bob, um cardigan, um vestido-cocktail, ou uma clutch.

E sim, é ressabiamento. Fiquei ofendida. :)

10 comentários:

Anónimo disse...

lol eu gosto das revistas femininas, só me irritam ser tºao caras e terem tanta página de publicidade! concordo que não existe nenhuma ligação instantânea em adorar revistas femininas e ser uma mulher completamente oca. não tem nda a ver.


eu não é q n goste de sapatos...mas sou mt mt esquisita, e ainda estranho ver-me dentro d uns sapatos que não sejam all stars...uma pita, é o q sou! :)

Francisco disse...

eu não percebo nada de carros e sou um apaixonado por ténis (não sei se conta). Lá no topo os all stars, claro.

Maria del Sol disse...

Acho que foi no filme "O diabo veste Prada" que ouvi uma das frases mais acertadas sobre a subvalorização de que é alvo a moda, sempre arrumada na prateleira secundária das "futilidades".
Disseram - e eu não podia concordar mais - que é uma nova iconografia, com a vantagem de que anda sempre connosco e nos faz sentir parte da obra de arte. Assim sendo, quem pode recriminar-nos conseguirmos ficar horas a babar à frente das montras?Estamos a visualzar-nos com(o) a obra-prima! :)

Jaime disse...

Eu gosto de ler essas revistas quando estou numa sala de espera de um consultório ou coisa assim. São difíceis de ler, ou porque não conheço as pessoas de que falam, ou porque as fotos são demasiado grandes. Quando finalmente aquilo começa a ter alguma lógica, chamam-me, é a minha vez, e eu ainda ia no número de seis meses atrás. :-)

pegueitrinquei disse...

Hey, olha lá a boquinha do clutch pah!!

pegueitrinquei disse...

à custa da paixão da minha tia por sapatos, cai de uns valentes saltos altos quando tinha 3 anos e tive que levar a língua cozida de uma ponta à outra. E nem por isso gosto menos de sapatos =)

Ema disse...

francisco e curse, all star rulam. :) cada vez gosto menos de sapatilhas, mas há muitas com classe...

maria, é mesmo a mais contemporânea das iconografias. não diria melhor. não podia ser gárgulas para sempre...

jaime, leva uma ou outra para casa para te antecipares da próxima vez que fores ao consultório.

h4rddrunk3r, a boquinha não era para ti. mas serviu-te a carapuça? :)

pegueitrinquei disse...

a boquinha da clutch n era para mim?! mas há mais alguém assim ignorante em termos de moda como eu?!

Betty Coltrane disse...

estou contigo!!! =D

adoooroooo sapatos!! e leio revistas femininas, e adoro moda, e não me considero nada fútil, ora essa!

MARIA MERCEDES disse...

deixa lá, não ligues! Nós sabemos que um intelectual assumido, desses que desprezam o trabalho que envolve fazer uma Vogue, é igualzinho ao tipo cuja única leitura, não passa dos títulos da Bola. Como dizem os putos, Bóóóóriiing....!!!!

beijinho de gostei de te conhecer