domingo, janeiro 27, 2008

Serão da 2 / Sessão de 2



A rtp2 às vezes faz destas coisas; prende-nos ao televisor e não nos deixa sair da frente dele. Nem para estudar nem para ir apanhar ar. Até nos obriga a pôr lembretes no telemóvel, para que nenhuma distracção nos impeça de seguir o nosso curso até à sala, até ao sofá. A noite de filmes de ontem foi um exemplo disso.

Primeiro, "De tanto bater o meu coração parou", um filme francês, do ano passado, com a brilhante interpretação de Romain Duris no papel de protagonista. Um grande actor, parece-me a mim, que além de todos os atributos cinematográficos, se enquadrava bem na rubrica de blog alheio: "eu casava com ele se ele quisesse". (Que tal Curse? Mais publicidade que isto é difícil!).


Depois, um clássico, que ainda me faltava ver, e ainda falta
ler. " A insustentável leveza do ser", que dispensa quaisquer apresentações. Apaixonei-me pelo filme; vou agora esperar que a minha memória faça das suas para poder ler o livro que tenho em casa à minha espera, pacientemente, e também na minha lista mental: "books to read"... Encantador, apaixonante, mostra o ser humano como ele é, sem photoshop nem falsos moralismos. De uma sinceridade tal, que as lágrimas nem tiveram pudor em percorrer-me a face.
E, com Praga como cenário, a cidade que o ano passado me cortou a respiração e me encheu de memórias fotográficas, que filme não seria bom?




10 comentários:

Maria del Sol disse...

O filme com o Romain Duris ainda não vi, mas quanto a "A Insustentável..." estou duplamente de acordo, é um filme poderoso sobre um romance que é um verdadeiro pontapé no estômago. Depois desta intepretação a Juliette Binoche fica num patamar de qualidade interpretativa quase estratosférico ;)

Anónimo disse...

lolol :D

n conheço o actor, mas pelo cartaz ai não q não casava com ele!!!!

Jaime disse...

Dona, agora tocaste em três dos meus elementos de culto: um livro, um filme e uma cidade (Praga)! Ontem não pude rever e tive pena. A 2 dá bons filmes sábado à noite, é bom saber que há mais gente a ver. :-)

Ema disse...

Praga e Cracóvia são os meus calcanhares de Aquiles. tenho uma fraqueza em cada pé, portanto. :) falo delas como se fossem minhas. e são.

Betty Coltrane disse...

ah, as belas noites da dois... esta semana não deu para ver, mas já é programa habitual! =)

Francisco disse...

tenho o livro à minha cabeceira para ser lido, mas entretanto há uma série de coisas à frente. Quanto a praga, tive lá, vai fazer agora 2 anos, e é uma cidade absolutamente maravilhosa.

pegueitrinquei disse...

LOL, no sábado também fiquei presa em casa, presa ao Romain Duris. Adoro-o enquanto actor, mas jamais casaria com ele! Aquele corpinho magricela e peludo francês...naaaaaahh!!!

Mas é um grande filme... E seguido de uns bons copázios de moscatel então... ahah =P

Cataclismo Cerebral disse...

As noites de Sábdo da RTP2 são já clássicas. O "A Insustentável Leveza do Ser" é um filme brilhante e o livro é uma das grandes obras da minha vida!É simplesmente fabuloso... Aconselho vivamente.

Bjs!

Menphis disse...

Agora descobri o quanto parvo sou...nem vi eu, nem outro, nem tive atento à programação da RTP 2. ( que nervos )

Anónimo disse...

Querida Ema,

Vim humildemente estrear-me neste teu partilhado mundo de sonhos e saudáveis devaneios.
Folgo em dizer-te que ainda ontem vi esse tão profundo filme... esse do pianista escondido em si mesmo. Esse do filho de uma pianista falhada. Esse do filho de um agente imobiliário de pouca ética. Esse que, através do leve toque de dedos em brancas e negras teclas de um corpo alado que por cordas fala, consegue elevar-se a si mesmo, alma atormentada, a um patamar celeste, intocável pelos seus medos...
A arte é divina mas a arte de a alcançar pertence ao Homem.
bjnhs do Pedrinho