quarta-feira, dezembro 19, 2007

A dança dos guarda-chuvas

Dia 19 de Dezembro de 2007, o dia mais caótico de sempre. Pensava eu que o dia mais caótico do ano era o dia 24, sem qualquer hipótese de ter um outro dia qualquer a competir com ele. Mentira; prepara-te 24, o 19 passa-te aos pontos.
Chove, chove, chove. Chove sem parar por todo o país. É apocalíptico. Acordei às 10 da manhã, o que até podia ser bastante razoável se, pela escuridão que estava lá fora e pela dificuldade que os meus olhos tinham em se manterem abertos, não parecessem 6 da madrugada. Já nem vou falar dos afamados 15 minutos que uma pessoa demora a mais em dias destes. O atraso das pessoas com quem tinha compromissos também não vou referir. Já é um clássico; mais, acho que já é regra e norma.
Então, perguntam vocês, o que é que correu mal hoje? Hoje não correu mal, nem correu nada mal mesmo. Ainda consegui chegar bem-disposta a casa. O que torna o dia de hoje tão especial, é...(tambores)...a inaguração das estações de metro do Terreiro do Paço e Santa Apolónia. O metro à borla, coisa que eu acho particularmente simpática, (já achei a semana passada), tudo muito giro e tal. O problema foi que eu levei para aí 40 minutos da Baixa/Chiado até Colégio Militar/Luz. Citando o senhor que ia sentado ao pé de mim: "- Pronto, aumentaram isto mais um centímetro, e já não dão conta do recado!". Eu achei especial graça ao "centímetro", que faz o seu sentido. Esse senhor, qual Velho do Restelo, também disse coisas como: "- Este país não se pode, só espero que não demorem mais 50 anos a fazer outro 25 de Abril", "- São uns tótós!", "- O dinheiro da União Europeia vai acabar", entre outras coisas agradáveis e harmoniosas. Por acaso, um bem-haja (pareço o outro...) para esse senhor, que me distraiu com o seu discurso enquanto o metro parou imenso tempo a meio de um túnel, e enquanto a senhora ao pé de mim começava a entrar em pânico. Resta dizer que hoje as carruagens abarrotavam.
Bem, lá cheguei. Prenda para a Mãe; só não consegui embrulhar porque estavam 30 pessoas à minha frente. Aliás, estavam à vontadinha 20 biliões de pessoas no Colombo. Não, não estou a exagerar, eram mesmo 20 biliões. Lembrem-se que os deliquentes das escolas já nem sequer precisam de faltar às aulas, e podem simplesmente ir passear. E para onde é que se vai passear quando chove torrencialmente? Para o Colombo, obviamente. E nós, os delinquentes universitários, ainda aqui andamos...Enfim.
Volta para trás. Prenda para o Pai. E o meu espanto quando vi que no Corte Inglés estavam mais 3 milhões de pessoas? Não é fácil.
Molha até casa, claro. O condutor do camião que passou em grande velocidade por um lençol de água mesmo ao pé de mim contribuiu um bocadinho para isso. Só um bocadinho. Mas eu repito: até cheguei bem-disposta. Estou em casa agora, calmamente, a tentar secar as botas.
E o que é que isto tem a ver com o título? Tem, porque eu hoje tentei contar quantas vezes o meu guarda-chuva (chapéu de chuva, para os alfacinhas), todo contente por sair à rua, mandou encontrões nos guardas-chuvas das outras pessoas. Foram mais ou menos 150 toques. Quando não há espaço para andar, é natural que não haja espaço para guardas-chuvas.
E pronto, hoje é assim que me sinto, um mix de espírito natalício com outra coisa qualquer:

2 comentários:

Maria del Sol disse...

Além desse fenómeno curioso que é o da descarga das frustações de condutores de pesados ou taxistas sobre os peões desprotegidos nos passeios, outro que não falha é que, mal caem três pingas de chuva, nem que seja o chuvisco mais ridículo, o trânsito fica caótico. Mas será que os senhores condutores não têm limpa-pára-brisas no carro? Ou gostam de parar no meio da estrada só para ver chover, que é tão bonito?

Sinceramente, por mais anos que viva, são coisas que nunca vou perceber, mas nem que chovam picaretas até ao fim desta semana nada me perturba porque tenho o bilhete para Wordsong (desculpa, juro que isto não é dar uma de mete-nojo). E logo a seguir vem o Natal.

Um grande beijinho :)

pegueitrinquei disse...

dass... ainda bem que não me cruzei contigo ontem à noite assim durante muito tempo...
Devias tar jeitosa...

Por isso é que te contei aqueles sonhos maravilhosos desta manhã...

=)

"Olá Sr.Carlos, como é bom tê-lo cá em casa!"

E os outros são enteados! Porra, até nos meus sonhos sou perseguida!!!